terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Sugestões do Pântano: 7 autoras e seus livros



Olá, pessoas! Sou Jacarézinho, seu amiguinho, vamos cantar? Ok, parei. Trouxe para vocês hoje uma seleção de 7 autoras e seus livros para degustarmos. Infelizmente, nem todas tem livros publicados em português ainda, mas vamos torcer para serem lançados logo enquanto lemos os que já estão nas prateleiras, com os olhinhos brilhando que dizem: "Me leve pra casa!"
Quem quiser mais informações tem os sites delas, só clicar no nome.



1.                  Zadie Smith é de Londres e já escreveu 4 romances.

Dentes Brancos (2000) foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras e conta a história de dois homens que serviram o exercito durante a segunda guerra mundial que se reencontram 30 anos depois já com suas famílias formadas. Eles tem dificuldade pra se adaptar a vida conturbada dos anos 90.

2.                  Chimamanda Ngozi Adichie é de Enugu na Nigéria, ganhou vários prêmios internacionais e escreve, em sua maioria, ficção.
               
Sejamos Todos Feministas (2014) é um ensaio sobre sua experiência pessoal como mulher e nigeriana pensando no que precisa ser feito pra que as meninas não anulem suas personalidades pra ser o que esperam delas e que os meninos não fiquem presos aos estereótipos de masculinidade. Também foi publicada essa obra e outras da autora pela Companhia das Letras.

3.                  N. K. Jemisin é estadunidense e escreve no gênero Ficção Científica e Fantasia.

The Hundred Thousand Kindoms (2010) conta a história de uma bárbara do norte que, quando sua mãe morre, é invocada à majestosa cidade do Céu. Lá, ela é nomeada pra sei rei, porém para possuir esse trono não será fácil e ela se vê envolta numa terrível disputa de poder.

4.                  Zora Neale Hurston, também estadunidense, morreu em 1960.

Lançado por aqui pelo Clube do Autor, De olhos pousados em Deus (1937) conta uma história de amor em que Janie foge com um rapaz após ser obrigada a casar com um velho que ela despreza. Seu novo marido enriquece e depois de sua morte, ela abre sua companhia e descobre que o empreendimento é seu verdadeiro amor, pois com ele ela finalmente tem liberdade de transformar seu destino.

5.                  Tayari Jones, estadunidense, escreve ficção.

Silver Sparrow (2011) conta a história das duas famílias de James Witherspoon, a pública e a secreta. Quando suas filhas se encontram e constroem uma amizade, apenas uma delas sabe que elas são irmãs. É uma relação destinada a explodir.

6.                  Alice Walker foi a primeira mulher afro-americana a ganhar o prêmio Pulitzer.

Publicado no Brasil pela editora Jose Olympio, A Cor Púrpura (1982) acompanha mais de 30 anos da vida de Celie, uma moça negra, semianalfabeta que vive no sul dos EUA. Ela cuida de sua família e planeja uma vida melhor para sua irmã. Com esse livro Alice Walker ganhou em 1983 os premios Pulitzer e National Book. Mais tarde, ele foi adaptado para filme e musical.

7.                  Maya Angelou escrevia poesias e biografias, nasceu nos Estados Unidos e morreu em 2014.

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola (1969) é a primeira de cinco autobiografias de Maya Angelou que conta sobre sua sofrida infância em que encarou o abandono de sua mãe e um ataque de um homem muito mais velho que ela com apenas 8 anos de idade. Ela aprende mais tarde a amar a si mesma, a ser respeitada pelos demais e as ideias de grandes autores, como Shakespeare, o que a permitiu ser livre em vez de prisioneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário