terça-feira, 8 de novembro de 2016

LIMBO

“Sem certezas acerca do destino da irmã, um rapaz entra no LIMBO”

Por Ruby Rebel

Iaew pessoas \o Alguém aí já ouviu falar em limbo? Não? Então tia Ruby vai fazer um resumão, vamos lá \o/

Limbo vem do latim “limbus” que significa margem, extremidade, beira, etc... Na astronomia, limbo é a parte exterior de um corpo celeste, já na botânica é a parte alargada de uma folha ou segmento do cálice. Limbo também pode significar um lugar onde ficam coisas sem valor, abandonadas ou esquecidas...

No sentido religioso, limbo é um lugar que fica entre o Céu e o Inferno, e para onde as almas de crianças não batizadas (limbus infantum) ou de justos que viveram antes de Cristo (limbus patrum) acabaram sendo mandadas.
Também pode ser considerado um local repleto de pessoas emocionalmente desequilibradas que estão unidas por pensamentos/sentimentos de ódio, inveja, vingança, etc... Sendo considerado um local não muito bonito e agradável.

Limbo também é um tipo de dança originária da ilha de Trinidad e Tobago no mar das Caraíbas, onde o objetivo é passar por baixo de uma vara, pau ou vassoura, dobrando o corpo e não tocando nem no chão e nem no pau (muitos pensam que essa dança é originária do Havaí, não abigos, não é), o nome pode ser por causa de um dos propósitos da dança que era auxiliar as almas na passagem pelo limbo.



Dito isso faço outra pergunta, sabem o que é LIMBO? Não, não é a mesma coisa u.u.


LIMBO é um jogo indie de aventura e plataforma da Playdead, uma desenvolvedora dinamarquesa, foi lançado em julho de 2010 exclusivamente para Xbox Live Arcade e foi considerado um dos melhores jogos do ano. Quando o contrato de exclusividade acabou, LIMBO foi lançado também para Ps3, Ps4, PsVita, Xbox 360, Xbox One, Steam, IOS e Google Play.

O jogo recebeu muitas análises positivas, até hoje ainda recebe (só olhar na Steam). O enredo é bem simples (coloquei até como subtítulo) “Sem certezas acerca do destino da irmã, um rapaz entra no LIMBO”, dito isso, o jogo começa com o garotinho acordando no meio de uma floresta escura e sinistra.

Os cenários são todos em tons de preto, cinza e branco, aliados com sons ambientes minimalistas que deixam tudo mais dark, misterioso e assombrado, em certos pontos até meio macabro. O jogo começa na floresta sombria, ainda passando por uma cidade fantasma e uma fábrica assassina! Você deve prestar muita atenção, pois como o ambiente é bem escuro acaba escondendo diversas surpresas e perigos que vão de armadilhas de urso a perseguições ou brincar com a gravidade (é divertido, mas nem em todas as ocasiões).

Uma coisa eu posso garantir... Quem for jogar pela primeira vez vai morrer bastante (eu morri 181 vezes, sim eu contei), quem já for experiente ainda morre um bocado, e sobre as mortes... São mórbidas e cada uma é pior que a outra, exemplo: cair de lugares altos, ser eletrocutado, dilacerado, decapitado, esmagado, perfurado, etc...

Gostaria muito de comentar sobre o final, mas como seria spoiler (e eu não gosto de spoilers) fica para uma próxima ocasião, mas posso adiantar que ele abre brechas para muitas teorias, os próprios produtores disseram que os jogadores estão livres para interpretar como quiserem.
Qualquer coincidência com o Caronte é mera semelhança

Quem gosta de puzzles e desafios vai adorar o jogo, todos os sons e trilha sonora que escutamos nos fazem arrepiar, um jogo que encanta sem precisar de diálogos, narrativas ou cutscenes, a busca silenciosa de um garoto por sua irmã, ambos perdidos no Limbo, cada desafio, cada tentativa de te deter e o final...

Só posso insistir para que quem puder jogue, a experiência é muito boa.

Abra-Kadabra-Alakazam
LIMBO também tem um level secreto que posso garantir é o mais difícil de todos (morri 37 vezes, nível extra, contagem extra u.u), motivo da dificuldade? O level extra é praticamente todo as cegas \o/ Ele se encontra no nível 26 e está trancado, só pode ser liberado se o jogador acender todas as 10 velas encontradas ao lado da porta. E como acender? Bom, você precisará recolher todos os “ovos” brilhantes que encontrar no decorrer do jogo.

Deixarei alguns links (só clicar nos nomes, ah vá) com teorias sobre o final de LIMBO e já adianto que contém MUITOS spoilers, é preferível que assistam apenas depois de zerar pela primeira vez.



Para finalizar, no Site Oficial de LIMBO pode ser encontrado uma Edição Especial que contém a trilha sonora do jogo, um adesivo com garotinho, sete cartões com artes originais, uma Key para o jogo na Steam, etc... E falando na Steam o jogo custa R$ 16,99 lá e no começo/meio do ano passou dois dias free (fiquem de olho que sempre tem alguma promo).







Até a próxima e beijos da tia Ruby ^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário