segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Personagem da Semana: Chapeuzinho Vermelho! ( 1 de 4)


por Sininho

 "Você conhece a história? Mas toda história tem sempre mais do que contam, é como aquele velho ditado: não julgue um livro pela capa. Se você quiser saber a verdade, tem que virar as páginas." - Deu a louca na chapeuzinho .

  Queridos leitores. Primeiramente lhes devo desculpas pela ausência de personagens, como muitos escritores, eu acabo tendo coisas além da própria escrita para concluir e acabo ficando sem tempo, mas para as próximas quatro semanas, incluindo essa, teremos a sessão Chapeuzinho Vermelho, começando, é claro, pela própria protagonista.
   A origem: A história se originou na França, em meados do século XVIII, a menina ainda não usava o capuz vermelho e o conto era muito mais sombrio e cruel, onde o lobo mata a avó, despeja seu sangue numa garrafa e corta sua carne em fatias. Após isso se veste e espera a menina na cama. Quando a menina chega, ele vai ordenando que ela tire cada peça de roupa e depois deite com ele. No fim, ele a devora. (Quem tiver interesse em ler o conto, ele está disponível no Conversa Cult: A verdade por trás de Chapeuzinho Vermelho). 
  Após ler isso, nos perguntamos, como se transformou na história de hoje? Onde entra o caçador? Bom, o caçador ficará para outra semana, mas vamos entender o processo.
Os Irmãos Grimm
  Os responsáveis pela versão que conhecemos hoje são ninguém mais, ninguém menos que os Irmãos Grimm. No século XIX eles fizeram duas possíveis versões para a história. A primeira seria onde o caçador abre a barriga do lobo e tira a vovó de dentro, e a segunda seria onde a avó manda a menina por uma panela no fogo com salsichas. O cheiro atrai o lobo que foi trancado pelas duas do lado de fora, fazendo-o subir pela chaminé e se afogar na panela (eu imaginei que elas iam fazer cozido de lobo).  Por fim a versão final ficou: após o lobo revelar que não era a vovó e tentar devorar Chapeuzinho, um caçador aparecia ali perto e abriria a barriga do lobo onde a menina e a vovó sairiam sã e salvas.
  Diversas adaptações foram feitas desde então, tais como "A garota da Capa Vermelha", versão um pouco sombria, mas nem tanto, onde a Chapeuzinho já é adulta e os lobos que existem são lobisomens, ou seja, eles vivem entre os humanos e "Deu a louca na Chapeuzinho" uma versão animada completamente diferente, trazendo o pontos de vista dos quatro principais e tendo um final bem inusitado.
           
  
                    


 Bulleta / B.B. Hood: Personagem da série de games Darkstalkers/Vampire Saviors, baby Boonie Hood é uma versão distorcida da personagem dos contos de fadas. Serial Killer que teve a família assassinada por lobisomens, a garota tornou-se uma caçadora de demônios.


  Então é isso pessoal, essa semana o texto ficou mais voltado a Chapeuzinho Vermelho, porém veremos os outros três pontos de vista. Aguardem!

Abraço da Sino!

Bibliografia:

A verdade por trás de Chapeuzinho Vermelho. Disponível em: < http://www.conversacult.com.br/2013/05/a-verdade-por-tras-de-chapeuzinho.html >. Acesso em 29 de outubro de 2014.

Capuchinho Vermelho. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Capuchinho_Vermelho >. Acesso em 29 de outubro de 2014.

Bebê Bonnie Hood. Disponível em: < http://capcom.wikia.com/wiki/Baby_Bonnie_Hood&prev=search >. Acesso em 01 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário