domingo, 12 de outubro de 2014

Personagem da semana: Scooby-doo!

                                                                                                                                 por Sininho

 Em homenagem ao dia das crianças, resolvi pegar um personagem que deve ter marcado a infância de muitas pessoas. Aquele cachorro que morre de medo de monstros  e fantasmas e que come o que equivale para mais de dez cachorros. Sim, o nosso querido Scooby-doo!

  - Origem 

 Por volta de 1969, houve uma grande movimentação vinda de pais para a retirada de desenhos que eles consideravam violentos e que faziam sucesso no horário nobre, com isto surgiu o grupo do cartoons, onde o Archie Show se destacou com suas histórias leves e números musicais. Como todo o sucesso, este acabou tendo um adversário criado por Fred Silverman executivo da emissora TV CBS. O desenho consistia em um grupo de rock adolescente (com um toque de Beatles), porém entre shows o grupo desvendaria mistérios. O nome inicial dado foi "Mystery Five", tendo como integrantes Geoff, Mike, Kelly, Linda, WW (o irmão de Linda) e seu cão, Too Mush.
 Os escritores Joe Ruby e Ken Spears  inicialmente concluíram que o tipo de raça de Too Mush seria grande e covarde, porém ficaram na dúvida entre um Dogue Alemão (Dinamarques) e um Cão Pastor, mas a opinião do chefe deles foi a que prevaleceu, ficou o Dogue Alemão. Ruby e Spears ficaram meio incertos sobre a escolha, já que o famoso cachorro Marmaduke já possuía essa raça. Para mudar isso, o chefe, Barbera contratou o desenhista Takamoto que estudou o cão dinamarques e alterou algumas características. Além do cachorro, Geoff e Mike foram fundidos em um só personagem, o Ronnie (que mais tarde viria a se tornar o Fred), Kelly virou a Daphne,  WW o Salsicha, que deixou de ser irmão de Linda, e a mesma virou a Velma.
 O nome do cachorro não era do agrado deles, segundo boatos, quando Fred Silverman ouvia a música "Stragerns in the night", o cantor fazia um improviso, onde se ouvia a melodia "doo-be-doo-be-doo-be-doo", e daí surgiu o nome do cachorro que hoje conhecemos como Scooby-doo, além do desenho que também ficou com seu nome.

 - No cinema e na televisão

 Não consegui achar a quantidade de episódios até agora existentes, mas certamente não é pequena. A repercussão do Scooby-doo é enorme. Atualmente ele é transmitido no SBT, no programa Bom dia e Cia, nas manhãs de segunda a sexta na TV aberta e no Cartoon Network na TV paga.
 No cinema foram feitas duas adaptações, ambas não sendo desenhos em si, com exceção do próprio Scooby-doo. A primeira foi feita em 2002, onde a turma vai para um parque temático chamado "A ilha do espanto" (ai você vê o nome do parque e se pergunta, "porque será que foram para lá né!?" ). Esta teve continuação em "Scooby-doo 2 - Monstros à Solta". Particularmente prefiro  ela.
 A segunda adaptação, "Scooby-doo - O mistério começa" foi lançada em 2009 e também teve sua continuação com "Scooby-doo - A maldição do monstro do lago" .



 Então é isso galera, eu tive que dar uma resumida muito grande, porque a história é bem extensa, mas espero que tenham gostado, agora fiquem com a famosa música e uma das aberturas do nosso querido cachorrinho com a turma Mistério S.A!


Bibliografia:

TOP GIBI : A origem do Scooby-doo. Disponível em: < http://www.topgibi.com.br/2009/07/origem-de-scooby-doo.html >. Acesso em 12 de outubro de 2014.

Scooby-doo. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Scooby-Doo_(filme) >. Acesso em 12 de outubro de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário