quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Personagem da Semana: Katniss Everdeen

                                                                                                                       por Sininho

 Aproveitando que um dos últimos filmes está para lançar, resolvi escrever sobre uma das personagens que vem conquistando o público nos últimos anos, Katniss Everdeen, interpretada pela belíssima e talentosa Jennifer Lawrence (nem sou puxa saco).
 Protagonista e narradora da trilogia Jogos Vorazes, escrita pela autora Suzanne Collins, Katniss segue um padrão um pouco diferente das aventuras com as quais estamos acostumado.
 A família Everdeen vive no Distrito 12, que se constitui de mineração de carvão. É pobre, para não dizer que famílias lutam diariamente por um pedaço de pão. No primeiro livro, a irmã de Katniss, Primrose, ou Prim, é selecionada para os Jogos Vorazes, desesperada para salvar sua irmã, ela se voluntaria para substituir. Junto com Peeta vira o Tributo do Distrito 12, para lutar até a morte contra outros tributos. além de terem que se matar. Tudo para entreter a capital e lembrar ao povo o poder que ela tem. Katniss vira "a garota em chamas" para todos graças a uma ajuda de seu estilista Cinna e, mais tarde ela vira símbolo de rebelião, sendo o "Tordo".
 Agora que já sabem um pouco da história da nossa personagem, vamos comentar um pouco sobre ela.
 O canal do youtube "Literatortura"que fez um vídeo sobre os sete maiores clichês da literatura fantástica nacional, falou um pouco sobre os Jogos Vorazes, dando ênfase ao papel que a protagonista faz na história.
 O primeiro ponto é o fato da heroína ser mulher. Bem, talvez hoje em dia não seja tão incomum, mas há não tanto tempo atrás eram em sua maioria homens.
 A Katniss ainda nos trás mais um ponto importante. Os heróis em geral nascem com um dom, uma profecia ou algo do tipo que os põe na situação, já ela foi imposta devido as circunstâncias, o fato de querer salvar sua irmã, de querer se salvar e a todos que ama, porém não foi a "escolhida" pelo destino.
 A personagem erra. Sim, ela é digamos a heroína, mas ela tem muitos defeitos, eu confesso que chamei ela de idiota, assassina entre outros apelidos carinhosos muitas vezes durante a leitura. Nem sempre ela é justa, nem sempre faz a escolha certa, nem sempre é boa. Ela é humana, ela erra assim como todo mundo.
 Em opinião pessoal: Não a vejo como uma tremenda heroína, até porque acredito que essa não era a intenção da autora, porém fazia um tempo que eu não via uma personagem com uma personalidade tão forte como a dela, mas ao mesmo tempo (nem sempre, ela fez coisas ruins também como já havia citado), com um bom coração.
 Então é isso pessoal, espero que tenham gostado, não consegui informações tão precisas, mas acredito que o principal foi colocado. Abraço da Sininho!

Bibliografia: 

Katniss Everdeen. Disponível em: < http://www.distrito13.com.br/topicos/katniss/ >. Acesso em 1 de outubro de 2014.

Os 7 maiores clichês da Literatura Fantástica Nacional. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=-pbK77ZvsKA >. Acesso em 28 de setembro de 2014.

Katniss Everdeen. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Katniss_Everdeen >. Acesso em 1 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário