por W Y. Roses
SINCERAMENTE: Sempre detestei MOBAs. Nada contra quem joga, não fazendo as conhecidas piadinhas com jogadores de LOL... Eu só nunca gostei mesmo.
A jogabilidade era um dos motivos. Se locomover e atacar pelo mouse é algo que para mim funcionou em jogos de RPG como Diablo, e de estratégia como Dungeon Keeper e as séries AOE e AOM, Warcraft (sim, eu sou velho, hehe~), mas num estilo de game com uma carga maior de ação e velocidade, não gostei. Talvez seja só desculpa e eu seja um completo descordenado lesado, mas não deu mesmo. Sempre tenho a sensação de não estar controlando o personagem, só dando ordens, e não curti a combinação (levando a ação em conta mais uma vez).
E o outro motivo, os personagens. Nunca gostei de receber de uma vez um monte de personagens novos. Novos no sentido de serem criados exclusivamente para o jogo, de não terem estado presentes em outro lugar. Gosto de personagens com histórias profundas, trabalhadas, e é mais fácil isso em jogos puramente de RPG ou puramente de estratégia. Num MOBA acho que isso perde um pouco espaço para o próprio jogo, e a história de cada personagem fica para segundo plano.
E o outro motivo, os personagens. Nunca gostei de receber de uma vez um monte de personagens novos. Novos no sentido de serem criados exclusivamente para o jogo, de não terem estado presentes em outro lugar. Gosto de personagens com histórias profundas, trabalhadas, e é mais fácil isso em jogos puramente de RPG ou puramente de estratégia. Num MOBA acho que isso perde um pouco espaço para o próprio jogo, e a história de cada personagem fica para segundo plano.
Batman do Nightmare Universe |
Como grande fã da editora, encontrei aqui um dos elementos que me faltava. Personagens que eu conhecia e já gostava (BATMAN!!!) além das outras versões que o jogo me instigou a procurar mais à respeito.
Porém, ainda assim a jogabilidade não me agradou e não fiquei nele por muito tempo.
Conheci Smite por acaso. Vi um anúncio no Facebook, pensei que era algum Hack and Slash, e cliquei. Minha primeira reação foi "Oh meu Deus! Um game de batalha entre deuses!!" e a segunda "Ah... É MOBA...". Só que meu Amor pelos deuses (pra quem desconhece, eu tenho profundas raízes em crenças antigas trazidas em minha espiritualidade) foi mais forte e eu resolvi experimentar. Afinal era um game com os meus heróis, com aqueles que eu tenho um apreço enorme na vida real mesmo, além de estarem presentes nas minhas histórias. E não me arrependi.
Fora os personagens serem deuses e outras figuras de crenças antigas (Como Aracne e Bakasura), coisa que só gostando de mitologia já faria alguém se sentir atraído, o game é em TERCEIRA PESSOA!!!
Fora os personagens serem deuses e outras figuras de crenças antigas (Como Aracne e Bakasura), coisa que só gostando de mitologia já faria alguém se sentir atraído, o game é em TERCEIRA PESSOA!!!
Finalmente uma mecânica que eu curtia. O bom e velho WASD, câmera e mira no mouse... Uma bela consumação entre MOBA e os estilos dos RPGs mais tradicionais.
No Smite realmente me sinto controlando o personagem, e a visão permite movimentos, estratégia e até a criação de personagens por parte dos produtores muito mais complexa na minha opinião. Muitos falam que não combina e que o jogo é até mais fraco, mas para mim, é só outro modo. Não digo que é melhor do que um tradicional, mas digo que é melhor para mim, e tem suas dificuldades também sim senhor.
Além de requerer uma habilidade maior com a pontaria, por exemplo, semelhante à jogos de FPS, você não tem uma visão aérea. Ganks nesse jogo são muito mais temíveis.
No Smite realmente me sinto controlando o personagem, e a visão permite movimentos, estratégia e até a criação de personagens por parte dos produtores muito mais complexa na minha opinião. Muitos falam que não combina e que o jogo é até mais fraco, mas para mim, é só outro modo. Não digo que é melhor do que um tradicional, mas digo que é melhor para mim, e tem suas dificuldades também sim senhor.
Além de requerer uma habilidade maior com a pontaria, por exemplo, semelhante à jogos de FPS, você não tem uma visão aérea. Ganks nesse jogo são muito mais temíveis.
As batalhas também alcançam um nível maior de ação aos meus olhos. É como uma combinação do sistema de batalha de jogos como o Gauntlet, que você anda, tem o botão de ataque, só que com a mira e os botões de Skill, igual um RPG tradicional ou um MOBA mesmo.
A construção dos deuses também é muito bacana e dá pra perceber a atenção que os produtores possuem em recriar detalhes icônicos de cada um. São no momento sete panteões: Grego, Egípcio, Maia, Romano, Nórdico, Chinês e Hindu, e os deuses estão muito fiéis as lendas e crenças sobre eles.
Vemos Zeus, por exemplo, portando não só os seus raios, mas também o lendário escudo Égide, ou Loki com skills que lhe transformam num assassino nato, ficando invisível, criando cópias falsas e atacando pelas costas.
Zeus, e seu escudo Égide |
Loki, um dos assassinos favoritos pelos jogadores |
Essa atenção vai tão além, que os produtores realizam até completos remodels em alguns personagens devido à sugestões de jogadores, coma finalidade de aumentar ainda mais essa fidelidade (como ocorreu com Son Wukong e Nu Wa, e atualmente está acontecendo com Ao Kuang).
O game possui o clássico modo de Conquista (três rotas, duas torres em cada, além das fênix que guardam a base com o titã que deve ser derrotado para se obter a vitória), além de uma Arena (mais focado em combate do que em estratégia), Assalto (uma única rota, deuses escolhidos aleatoriamente e sem a opção de voltar para a base à não ser que você morra), Cerco (igual Conquista, mas com apenas duas rotas e Juggernauts que podem ser invocados para destruir torres mais rápido) e Justa (uma rota, três deuses). Além destes há um modo de Dominação, disponível para partidas customizadas, assim como Justas com menos ou mais deuses, e etc...
Vulcano, no Modo Arena |
Também há uma Liga, e o primeiro torneio regional está aí, com vaga para o mundial.
Outro fato interessante de se apontar, é que além dos deuses serem muito equilibrados e você poder jogar de igual pra igual mesmo só tendo as divindades gratuitas, não é tão difícil juntar favores (o "dinheiro de mentirinha" do jogo) para adquirir novas divindades. As gemas (o cash) são exclusivos apenas para algumas skins especiais, ícones, etc...
O jogo é frequentemente atualizo, personagens balanceados, novas divindades incluídas e também muitos outros conteúdos. O deus da nova atualização, por exemplo, é Silvano, do panteão romano.
E nas minhas palavras finais (nesta matéria só, porque eu ainda quero transmitir muitas palavras por aí, rs), Smite é game fantástico e inovador, reunir as melhores qualidades de variados gêneros do multiplayer em uma experiência única e com atmosfera envolvente, que vale muito a pena conferir!
Finalizo com as palavras do senhor Jean/Cimetiere, o líder do clã Solstice, do qual faço parte:
Grupo do Solstice Guild
Outro fato interessante de se apontar, é que além dos deuses serem muito equilibrados e você poder jogar de igual pra igual mesmo só tendo as divindades gratuitas, não é tão difícil juntar favores (o "dinheiro de mentirinha" do jogo) para adquirir novas divindades. As gemas (o cash) são exclusivos apenas para algumas skins especiais, ícones, etc...
O jogo é frequentemente atualizo, personagens balanceados, novas divindades incluídas e também muitos outros conteúdos. O deus da nova atualização, por exemplo, é Silvano, do panteão romano.
Silvano, o novo guardião do game |
E nas minhas palavras finais (nesta matéria só, porque eu ainda quero transmitir muitas palavras por aí, rs), Smite é game fantástico e inovador, reunir as melhores qualidades de variados gêneros do multiplayer em uma experiência única e com atmosfera envolvente, que vale muito a pena conferir!
Finalizo com as palavras do senhor Jean/Cimetiere, o líder do clã Solstice, do qual faço parte:
"O clã Solstice é uma experiência que trago a cada game online que jogo, com valores semelhantes, só alterando o nome em cada game. O objetivo foi sempre construir amizades e amplificar a experiência de diversão nos jogos. Por exemplo, a primeira versão do clã foi criada em 2005 e ainda tenho contato com aquele círculo de amizades! O clã procura jogadores amigáveis de qualquer level que estão jogando com o objetivo principal de se divertir. Eu tendo a ser um jogador com habilidades acima da média nos games e gosto do competitivo, mas entendo que no Smite é muito mais complexo e a minha experiência ainda é um tanto limitada, mas estou sempre aprendendo! Neste sentido, também não exijo quaisquer habilidades supremas dos membros do clã, mas estamos dispostos a treinos para alcançarmos gameplays bem competitivas e profissionais.Também recomendamos a instalação do Curse Voice. Ele é bem leve, simples de usar (dois clicks pra abrí-lo e ele mesmo te encaixa com a tua party!) e ajuda bastante para nos conhecermos melhor e na comunicação in-game.Feita a apresentação do clã e os pré requisitos, é importante salientar as punições: Nada de levar uma partida muito a sério e faltar respeito com os demais membros e pessoas fora do clã. É muito importante saber perder e rir da desgraça! Qualquer problema com outro membro deve ser reportado ao líder do clã pra resolvermos da melhor forma. A expulsão do clã é a opção caso uma conversa não resolva, ou mesmo a saída voluntária. Um objetivo secundário atual é conseguir dez pessoas disponíveis e online simultaneamente para que possamos treinar Conquests amistosos entre o clã. A partida fica bem mais “light” e podemos refletir ao fim dela, aprendendo mais que em uma partida comum."
Fica aqui o convite para quem desejar fazer parte da família!Perfil do Jean para Contato
Grupo do Solstice Guild
vim do futuro dizer que ainda nao fizeram nenhum moba a altura de smite, tem poucos jogadores mas ainda funciona muito bem <3
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