quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Gwynn ap Nudd - O Lorde de Avalon e Senhor das Fadas


por Édipo Reis e W Y. Roses



Gwynn Ap Nudd (Gwyn Ap Nudd, Gwyn App Nud), cujo nome significa "Filho Branco de Nudd" ou em algumas interpretações, "Filho Branco da Nueoite" é normalmente conhecido como Senhor das Fadas, e também como Deus Guardião do Submundo na espiritualidade celta, "Annwn". 

 Ele é retratado como o Lorde de um castelo de fadas, (ou Rei de Tylwyth Teg) e também como um guardião, um deus do Submundo. 

 Alguns caçadores de Vilas Celtas, faziam um pacto com ele, um ano de boa caça, em troca da vida de um caçador. Não era necessário sacrifícios humanos, o acordo simplesmente era, Gwyn daria um bom ano de caça para os caçadores, mas em troca, um caçador morreria nesse ano caçado pelo Próprio Gwyn, e sua Alma serviria seu exército no Submundo. 
Assim podemos dizer, que Gwyn também é conhecido como deus da caça, muitas vezes sendo retratado por isso como selvagem e agressivo, tendo apreço em arrancar o coração de seus adversários.


Gwyn Ap Nudd já apareceu na Bíblia, antes das edições e remoções de alguns livros. Gwyn era retratado como "Guardião do Inferno", cujo trabalho era impedir os Demônios de saírem do controle e impedir aqueles que não são demônios de entrar (Cérbero?). 

Gwyn assim como a maioria dos deuses celtas, possui então como podemos observar, dois aspectos, 
sendo o seu lado sombrio o Bárbaro-Caçador e Guardião do Submundo, e seu lado luminoso o genil e cavalheiro Senhor das Fadas e Lorde de Avalon.


 Gwyn aparece também em um conto e há muitas comparações entre ele e Arawn, outro deus dos planos inferiores, também Annwn, e este será o assunto de nossa próxima matéria: Arawn e suas possíveis conexões com Gwyn.

 O Lorde das Fadas também é personagem de "As Histórias do Velho da Taberna", tendo já aparecido no Capítulo Zero e sendo personagem importantíssimo na futura trilogia "Deuses Negros". Na trama, podemos ver uma forte amizade entre Gwyn e Arawn, que protagonizarão a trama.







Fontes : Donuforest

2 comentários: