sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Pixel Dungeon

  Saudações colegas leitores! Como vão?

  Já aviso que não sou escritor ou blogueiro como meus colegas. Nem de longe! Sou só mais uma engrenagem escrava dessa máquina corrupta a qual fazemos parte. Mas isso não vem ao caso agora, não é?


  Hoje venho falar de coisa boa!  - e não é a Tekpix!

(...)


  Pixel Dungeon! Um RPG que todo RPGista que se preze tem que jogar!
  Ele é meio famoso por ser bem leve e muito, mas muito difícil – eu mesmo passei muita raiva, porém consegui terminá-lo antes de arremessar o coitado do meu Samsung Galaxy Ace na parede!

  Neste jogo, morreu já era! Não importa se foi para um Chefe, para um rato, se foi suicídio ou ainda foi numa armadilha. Morreu, volta do zero!
  Seu jogo é salvo quando você sai dele, mas não é possível salvar o jogo para carregá-lo quando quiser.
  Embora o jogo tenha um enredo em se tratando de Chefes, tipos de inimigos, itens entre outros, os labirintos das masmorras nunca serão os mesmos. Portanto, se você começa outro jogo, o labirinto, as armadilhas, itens de início etc, serão diferentes. - características que o definem como Roguelike.
  
  Assumindo o papel de um Guerreiro, Ladino, Mago ou de uma Caçadora – que só é liberada após derrotar o 3º chefe – você deverá descer masmorra abaixo, enfrentando inimigos, coletando itens, sempre tomando cuidado com as armadilhas e se precavendo para não morrer de fome! Tudo isso para conseguir o Amuleto de Yendor, um poderoso artefato que, segundo as lendas, é capaz de realizar qualquer desejo que seu portador queira!




  A jogabilidade é bem simples, bastando tocar a tela onde se quer que o personagem vá. Se houver um item ele tentará pegá-lo, se for um inimigo, ele irá atacar, enfim. O mapa é revelado na medida em que anda, simulando o campo de visão da personagem.
  Também é possível interagir com o inventário, podendo ver informações sobre seus itens, usá-los ou jogá-los fora. Devo avisá-los que o inventário enche muito rápido, então cedo ou trade será necessário se livrar das tranqueiras. Em alguns andares abaixo, pode-se encontrar mercadores, sendo uma boa opção para se livrar do que não precisa e ainda descolar uma grana! Além também de poder adquirir itens novos, como armas, poções, pergaminhos mágicos, armaduras e, o que considero os mais importantes, os “portas-item” que são um saco para guardar sementes, uma mochila para guardas pergaminhos e um “porta-cajado”, itens que poupam um bom espaço do inventário. Com certeza você deve reservar uma boa quantia de ouro para poder comprá-los.

  
  Uma coisa que atrapalha bastante, é que os itens que você pega são desconhecidos para seu personagem e mudam a cada novo jogo. Então, se no seu último jogo a poção vermelha era de cura, nada impede que em um novo jogo a poção vermelha seja de líquido flamejante, por exemplo. Existem pergaminhos que revelam o efeito de um item – já identificado pelos magos, se me lembro bem – mas a outra maneira de descobrir, é usando o item mesmo.
  O que acho bem interessante no jogo é que é possível interagir com o cenário e fazer estratégias, por exemplo, se você entra em uma sala coberta por plantas e avista também vários monstros adormecidos lá, é possível atear fogo nas plantas e fazê-los queimar. Mas também vale lembrar que se você pegar fogo também, ele pode queimar itens mais vulneráveis do seu inventário, como os pergaminhos, fazendo-os virar pó. Se você encontra poças d’água também, é possível apagar o fogo, etc.

  Existe inclusive um botão com um ponto de interrogação, que quando clicado, pede que você clique onde deseja saber informações. Ele descreve sobre tudo no cenário, desde o chão sujo a um oponente.
  Além deste, existem outros dois botões: Um relógio e uma lupa.
  Bom, o relógio, como você já deve imaginar, faz com que seja possível aguardar um turno (ou vez).   Esperar o fogo apagar, ou um inimigo que você envenenou morrer, ou aguardá-los, coisas assim. Se você mantiver pressionado este botão, seu personagem irá dormir, só acordando quando estiver morrendo de fome.
  Já a lupa, seu personagem vai procurar por portas secretas ou armadilhas ocultas ao seu redor.

  Pretendo fazer futuramente uma lista de itens presentes no jogo assim como seus efeitos, mas por enquanto, deixo apenas minha recomendação deste game foda! Para maior desafio, recomendo a versão original do game (Watabou: pixeldungeon.watabou.ru), mas há disponível também no Play Store versões customizadas, traduzida (do Rodrigo Formiga (rodrigoformiga@gmail.com) – para aqueles que não falam nem o idioma nativo direito, haha! –  e hackeadas, que servirão para matar sua curiosidade quanto ao que há a níveis mais inferiores da masmorra! 

  Até a próxima!

3 comentários:

  1. Você poderia colocar links aqui para quem pesquisou o nome do jogo e veio pra ca pra ver como é antes de baixar, um link pra o download do google play ou de um link redirecionado seu dai vc ganha uma graninha minuscula mas ganha kkk

    ResponderExcluir
  2. Sabe o link do jogo hackeado para cer os nivris?

    ResponderExcluir