quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Sol Invicto: Deus Sol



Sol Invicto

Sol Invicto, também conhecido como Deus Sol Invicto, era o nome de Três divindades distintas na era do império romano tardio. Diferente de outros, como o culto agrário do Sol indiges ("Sol na Terra"), o titulo de Deus sol invicto foi formado por analogia ao titulo imperial pius felix invictus ("pio, feliz, invicto").
Deus Mitra

Deus Marte
O titulo foi criado pelo imperado romano Heliogábalo. durante a tentativa abortada de impor o Deus Elagabalo Sol Invicto, o Deus sol da sua cidade natal Emesa na Siria. O titulo invicto foi aplicado a Mitra em inscrições de devotos. Também, aparece aplicado a Marte.
O imperador Aureliano introduziu um culto oficial ao Sol invicto em 270 d.C., fazendo do Deus Sol a primeira divindade do império. Mesmo não oficialmente sendo Mitra, o Sol de Aureliano tem muitas características do Mitraismo, tendo até mesmo a representação iconográfica do jovem Deus imberbe. O culto do Sol Invicto foi base do paganismo oficial até a adesão do império ao Cristianismo, antes da sua conversão, até o jovem imperador Constantino tinha o Sol invicto como sua cunhagem oficial. E depois, com o Édito de Milão, que concedia liberdade religiosa, houve o uso do símbolo de Chi-Rho.
Símbolo de Chi-Rho






Nenhum comentário:

Postar um comentário